top of page
  • Foto do escritorDra Karolina Frauzino

Sintoma: formigamento nas pernas

Atualizado: 29 de nov. de 2022





A sensação de formigamento pode ser descrita pelo paciente também como ferroadas e dormência e é um sintoma comum que leva o paciente a procurar um angiologista. No entanto, não corre somente em doenças vasculares, podendo ser devido a outras causas como em doenças neurológicas, reumatológicas, ortopédicas e metabólicas e mesmo em situações normais.

Formigamento nas doenças circulatórias

A sensação de formigamento que acompanha a Insuficiência Venosa Crônica é referida geralmente no local onde há acúmulo de varizes e assim como outros sintomas da doença piora no período pré-menstrual, nos climas quentes e após exercício físico.


Na Insuficiência Arterial a sensação de formigamento geralmente é referida nas extremidades, como pontas dos dedos e planta e/ou dorso dos pés, local onde também ocorrem as complicações da doença, como a cianose e a gangrena.

Formigamento nas doenças ortopédicas e neurológicas

Já ouviu falar de Meralgia Parestésica? É uma doença muito comum que está relacionada à compressão do nervo femoral na região inguinal, sendo referida como formigamento ou mesmo anestesia na face anterolateral da coxa.


A compressão do nervo ciático também pode ser referida como formigamento na face posterior de coxas e pernas, uni ou bilateral, sendo muitas vezes identificada durante a consulta com angiologista.

Formigamento nas doenças metabólicas

Diabetes Mellitus pode causar formigamento nas extremidades dos membros quando complicada com neuropatia em fases mais avançadas da doença.

Formigamento nas doenças reumáticas

A Artrite Reumatoide e a Doença de Raynaud também podem se manifestar com formigamento das extremidades acompanhado de outros sintomas mais comuns da doença, como dor articular na artrite e alteração de coloração dos dedos no Raynaud.

Outras doenças que podem se manifestar com formigamento são: Lupus Eritematoso Sistêmico e Doença de Buerger, mas outros sintomas são mais comuns.

Formigamento fisiológico

Formigamento também pode estar presente em situações normais, como durante a hiperventilação (respirações rápidas e profundas) durante as situações de estresse e também após exercícios físicos extenuantes e calor intenso.


 


Autoria:

Dra Karolina Frauzino é Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e possui Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.



bottom of page