Como age a espuma nas varizes?

Atualizado: Ago 16



Senti necessidade de um vídeo mais curtinho para explicar uma dúvida frequente: por que usamos espuma para tratar algumas varizes?


Hoje não temos nenhum comprimido ou creme ou injeção que trate uma veia que está doente e isso inclui as varizes e as veias safenas. O tratamento para melhorar a circulação de retorno é direcionado para "retirar" essas veias doentes, permitindo que o sangue passe a circular somente pelas veias normais restantes.


Existem algumas substâncias que quando injetadas dentro das veias, provocam lesão por das veias sem afetar a saúde do paciente: dizemos assim que são substâncias esclerosantes. São líquidos usados nos procedimentos de escleroterapia.


Agora, imagine o seguinte: eu injetando esse líquido com uma agulha bem fininha em uma veia desse tamanho. Mistura no sangue, vai embora na circulação e nunca ouvi falar.


Procedimento fail, né?!


Algumas dessas substâncias, quando agitadas da forma correta, formam uma espuma espessa que, quando injetadas nessas mesmas veias maiores conseguem empurrar o sangue e "pregar" na parede da veia, para então fazer o efeito desejado.


Qual é efeito? O mesmo da escleroterapia dos vasinhos: são absorvidos pelas células da parede da veia e lesam essas células, com o objetivo tardio de fechar a veia, que pára de fazer parte da circulação.


Agora, quando isso acontece em uma veia fininha, o organismo tende a absorver aquela veia, que desaparece. Já numa veia maior isso não acontece, a veia permanece ali sem função, podendo em alguns anos voltar a funcionar, porém novamente doente.


Isso explica uma característica importante do uso da espuma em varizes grossas e veias safenas: necessidade de se fazer retoques na mesma veia depois de algum tempo.





Dra Karolina Frauzino é Cirurgiã Vascular, dedicada ao tratamento de doenças venosas e linfáticas, com Título de Especialista em Cirurgia Vascular e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.





#espumaparavarizes #veiassafenas #varizes #varizesnuncamais #drakarolinafrauzino #angiologistadf #angiologistabrasilia #angiologistalagosul #medicodevarizes #clinicaangius





Acompanhe-nos nas redes sociais:

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2018 por Angius

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

Endereço:

SHIS QI 9, Conjunto 18, Sala 307. Centro Clínico do Lago. Lago Sul, Brasília-DF

 

Mapa:

 

  • angiologista em brasilia df

  • angiologista trombose brasília df

  • tratamento de varizes brasilia df

  • "Angiologista DF"

  • angiologista sulamérica DF