Drenagem Linfática Manual e a Circulação

Atualizado: 2 de Set de 2019





A drenagem linfática manual é uma técnica específica de massagem cujo objetivo é estimular o sistema linfático na drenagem do excesso de fluidos dos tecidos de volta à corrente sanguínea.



Drenagem linfática manual ou massagem tradicional?

Sua técnica se difere da massagem tradicional por suas manobras mais suaves, lentas, monótonas e rítmicas feitas com as mãos, obedecendo o trajeto do sistema linfático, devendo ser realizada por profissional devidamente habilitado com conhecimento de anatomia linfática.


Quando é indicada a drenagem linfática manual

Indicações da drenagem linfática: tecidos edemaciados, circulação sanguínea de retorno comprometida, edema no período gestacional e tensão pré-menstrual, tratamento de pré e pós-cirurgia plástica, tratamento pós-lipoaspiração, celulite, cicatrizes hipertróficas e queloidianas, relaxamento de pessoas tensas, dentre outras indicações.


Contraindicações para a drenagem linfática manual

Dentre as contraindicações estão: infecções agudas, flebites e tromboflebites, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre.


Drenagem linfática manual após a cirurgia de varizes

Os primeiros dias de pós operatório de cirurgia de varizes, qualquer que seja a técnica utilizada, podem ser acompanhados de edema de membros inferiores, causado por lesão de microvasos linfáticos da pele, mesmo pelo trauma cirúrgico ou pela posição de ortostatismo prolongado.


Nesse caso, a realização de drenagem linfática manual pode ser orientada pelo cirurgião vascular tanto como forma de aliviar o edema quanto para evitá-lo.


Drenagem linfática manual no linfedema

A drenagem linfática é um dos pilares do tratamento do linfedema, tanto na fase de redução do edema quanto na fase de manutenção e prevenção de edema exatamente por estimular a função do sistema linfático.



Quer saber mais como funciona o sistema linfático? Acesse nosso post.


Quer saber mais sobre o linfedema? Acesse nosso post.






Dra Karolina Frauzino (CRM 18729) é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)

com Título de Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular


#linfatico #drenagemlinfatica #drenagemlinfaticamanual #angius #angiologia #vascular #drakarolinafrauzino

Acompanhe-nos nas redes sociais:

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2018 por Angius

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

Endereço:

SHIS QI 9, Conjunto 18, Sala 307. Centro Clínico do Lago. Lago Sul, Brasília-DF

 

Mapa: