Acompanhe-nos nas redes sociais:

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2018 por Angius

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 08:00 - 20:00

Endereço:

SHIS QI 9, Conjunto 18, Sala 307. Centro Clínico do Lago. Lago Sul, Brasília-DF

 

Mapa:

 

Qual é a diferença entre vasinhos e varizes?

Atualizado: 3 de Nov de 2019



Dada a frequência de questionamentos em consulta, vim sanar de vez essa dúvida de uma forma bem direta:


Para começar, ambos são apresentações da mesma doença, a doença varicosa, ou doença venosa crônica: são veias doentes que, por não cumprirem bem o seu papel de bombeamento do sangue, se dilatam pelo sangue acumulado dentro delas.


A diferença está basicamente no calibre da veia doente.


Vasinhos são microvasos da pele que quando normais não são visíveis e, quando doentes, se dilatam a ponto de serem vistos como finas veias azuladas/arroxeadas/avermelhadas.


Varizes e microvarizes são veias localizadas abaixo da pele e que quando doentes se dilatam tortuosamente podendo ser vistas com coloração esverdeada ou, se mais profundas, sentidas como nódulos amolecidos embaixo da pele que representam a tortuosidade dessas veias.

Em pessoas com pele mais clara essas veias podem ser vistas mesmo quando sadias, porém se apresentam como estruturas tubulares retas e mais finas.


E por que saber a diferença?

Resposta: porque diferem nas opções de tratamento.


Em ambos os casos, não há medicações que recuperem essas veias doentes e o tratamento consiste em "retirar" os vasos doentes para melhorar a circulação de retorno.


Para os vasinhos, isso pode ser feito por escleroterapia ou laser transdérmico.


Já para as varizes ou microvarizes há as opções de escleroterapia por espuma, flebectomia (nome para a retirada cirúrgica) ou a combinação entre técnicas.






Autoria:

Dra Karolina Frauzino é Médica Cirurgiã Vascular, Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular com Título de Especialista em Cirurgia Vascular


#varizesevasinhhos #clinicaangius

#Drakarolinafrauzino #angiologistabrasilia

#angiologistalagosul #tratamentodevarizesbrasilia #tratamentodevarizeslagosul