top of page
  • Foto do escritorDra Karolina Frauzino

Qual é a causa da minha trombose?



A trombose venosa acontece por uma combinação de alguns fatores que culminam na coagulação anormal do sangue dentro de uma veia profunda, causando bloqueio no fluxo de sangue que retorna ao coração.


Dessa forma, não se fala em uma causa para a trombose, mas sim fatores de risco para a ocorrência daquele episódio de trombose.


Vários desses fatores foram identificados em estudos e podem estar relacionados a três situações:


  • alteração/lentificação do fluxo sanguíneo: varizes calibrosas, repouso prolongado, refluxo de veias profundas, obesidade, viagem prolongada, compressão de alguma veia, cardipatias, colocação de prótese ortopédica, insuficiência cardíaca,

  • lesão da própria veia: procedimento cirúrgico, acidente, fraturas, punção de uma veia profunda

  • alteração da composição do sangue o deixando hipercoagulável: trombofilias, doenças herdadas dos pais, anticoncepcional, terapia de reposição hormonal, lúpus, câncer, fumo, desidratação, anemia falciforme. síndrome nefrótica,


Os fatores de risco são investigados pelo médico em consulta baseado na história do paciente e com a realização dos exames que temos disponíveis hoje, de forma que muitas vezes não é possível bater o martelo de quais fatores foram efetivamente responsáveis por aquele episódio de trombose, já que nem todos os fatores são passíveis de comprovação por exames clínicos.


Dessa forma, atuamos em todos os fatores identificados naquele paciente de forma individualizada e heterogênea para cada fator (explico: cada fator confere um risco maior ou menor de trombose, de acordo com os estudos), objetivando prevenir episódios futuros.



 



Dra Karolina Frauzino é cirurgiã vascular em Brasília-DF, com Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

bottom of page