Sintoma: formigamento nas pernas

Atualizado: 26 de Fev de 2019




A sensação de formigamento pode ser descrita pelo paciente também como ferroadas e dormência e é um sintoma comum que leva o paciente a procurar um angiologista. No entanto, não corre somente em doenças vasculares, podendo ser devido a outras causas como em doenças neurológicas, reumatológicas, ortopédicas e metabólicas e mesmo em situações normais.


Formigamento nas doenças vasculares

A sensação de formigamento que acompanha a Insuficiência Venosa Crônica é referida geralmente no local onde há acúmulo de varizes e assim como outros sintomas da doença piora no período pré-menstrual, nos climas quentes e após exercício físico.


Na Insuficiência Arterial a sensação de formigamento geralmente é referida nas extremidades, como pontas dos dedos e planta e/ou dorso dos pés, local onde também ocorrem as complicações da doença, como a cianose e a gangrena.


Formigamento nas doenças ortopédicas e neurológicas

Já ouviu falar de Meralgia Parestésica? É uma doença muito comum que está relacionada à compressão do nervo femoral na região inguinal, sendo referida como formigamento ou mesmo anestesia na face anterolateral da coxa.


A compressão do nervo ciático também pode ser referida como formigamento na face posterior de coxas e pernas, uni ou bilateral, sendo muitas vezes identificada durante a consulta com angiologista.


Formigamento nas doenças metabólicas

Diabetes Mellitus pode causar formigamento nas extremidades dos membros quando complicada com neuropatia em fases mais avançadas da doença.


Formigamento nas doenças reumáticas

A Artrite Reumatoide e a Doença de Raynaud também podem se manifestar com formigamento das extremidades acompanhado de outros sintomas mais comuns da doença, como dor articular na artrite e alteração de coloração dos dedos no Raynaud.


Outras doenças que podem se manifestar com formigamento são: Lupus Eritematoso Sistêmico e Doença de Buerger, mas outros sintomas são mais comuns.

Formigamento fisiológico

Formigamento também pode estar presente em situações normais, como durante a hiperventilação (respirações rápidas e profundas) durante as situações de estresse e também após exercícios físicos extenuantes e calor intenso.




Autoria:

Dra Karolina Frauzino

Médica Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular Pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo



#formigamento #formigamentonaspernas #vascular #doençavascular #angiologia #vascular #drakarolinafrauzino #angius #clinicaangius

Acompanhe-nos nas redes sociais:

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2018 por Angius

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

Endereço:

SHIS QI 9, Conjunto 18, Sala 307. Centro Clínico do Lago. Lago Sul, Brasília-DF

 

Mapa: